Disciplinas Obrigátorias
Estudos Interdisciplinares em Saúde
EMENTA
A abordagem de estratégias de pesquisas interdisciplinares na realização de pesquisas em Saúde representa uma oportunidade para o pós-graduando em Ciências da Saúde tomar conhecimento a respeito da complexidade dos problemas reais que afetam a Saúde humana e da necessidade da interação multiprofissional, com interações interdisciplinares, para resolução desses problemas. Para solucionar esses problemas de Saúde deve haver necessariamente a interação de diferentes Áreas do Conhecimento científico em prol da integração dos saberes e criação de soluções inovadoras. Nessa disciplina, ocorrerá a discussão de artigos científicos que abordam a proposta da interdisciplinaridade no Ensino e na Pesquisa, na Gestão e na Extensão em saúde. Adicionalmente, os pós-graduandos realizarão a confecção de um Projeto de Pesquisa de interesse à saúde, com enfoque no estabelecimento de equipe multiprofissional, com desenvolvimento de ações interdisciplinares para a resolução de problemas de Saúde complexo que desafiam a sociedade e a comunidade científica.
A abordagem de estratégias de pesquisas interdisciplinares na realização de pesquisas em Saúde representa uma oportunidade para o pós-graduando em Ciências da Saúde tomar conhecimento a respeito da complexidade dos problemas reais que afetam a Saúde humana e da necessidade da interação multiprofissional, com interações interdisciplinares, para resolução desses problemas. Para solucionar esses problemas de Saúde deve haver necessariamente a interação de diferentes Áreas do Conhecimento científico em prol da integração dos saberes e criação de soluções inovadoras. Nessa disciplina, ocorrerá a discussão de artigos científicos que abordam a proposta da interdisciplinaridade no Ensino e na Pesquisa, na Gestão e na Extensão em saúde. Adicionalmente, os pós-graduandos realizarão a confecção de um Projeto de Pesquisa de interesse à saúde, com enfoque no estabelecimento de equipe multiprofissional, com desenvolvimento de ações interdisciplinares para a resolução de problemas de Saúde complexo que desafiam a sociedade e a comunidade científica.
Docentes Responsáveis: Cristina Sampaio, Desirée Haikal, Marise Fagundes, Carla Silvana, João Marcus Oliveira, Hercílio Martelli, Antônio Prates, Luiz Fernando, André Maria Eleutério, Mariléia Chaves.
Plano de Ensino da Disciplina
Empreendedorismo e Inovação em Saúde
EMENTA
A abordagem de estratégias de pesquisas interdisciplinares na realização de pesquisas em Saúde representa uma oportunidade para o pós-graduando em Ciências da Saúde tomar conhecimento da complexidade dos problemas reais que afetam a Saúde humana e da necessidade da interação multiprofissional, com interações interdisciplinares para resolução desses problemas. Para solucionar esses problemas de Saúde deve haver necessariamente a interação de diferentes Áreas do Conhecimento científico em prol da integração dos saberes e criação de soluções inovadoras. Nessa disciplina, ocorrerá a discussão de artigos científicos que abordam a proposta da interdisciplinaridade no Ensino e na Pesquisa, na Gestão e na Extensão em saúde. Adicionalmente, os pós-graduandos realizarão a confecção de um Projeto de Pesquisa de interesse à saúde, com enfoque no estabelecimento de equipe multiprofissional, com desenvolvimento de ações interdisciplinares para a resolução de problemas de Saúde complexo que desafiam a sociedade e a comunidade científica.
Docentes Responsáveis: Renato Sobral, Alfredo de Paula, João Felício Rodrigues, Marcos Flávio Vasconcelos, Thalita Maria, Ana Paula Venuto, Frederico Mansur, André Luiz Sena, Silvio Fernando Guimarães, Sérgio Henrique Santos
Plano de Ensino da Disciplina
Disciplinas Optativas
Antropologia Médica
EMENTA
Bio-cultural Approaches: Evolution, Health, Medicine. The Culture of Biomedicine. Race, Ethnicity, and Health Care. Ciência Social e política racial no Brasil, Race, Ethnicity, and Health Care. Metodologias em Antropologia da Saúde. Anthropological Perspectives on Structural Violence and Health. Políticas Públicas Globais da Saúde: Atenção Primária. Políticas Públicas da Saúde no Brasil.
Docente Responsável: Cristina Sampaio
Plano de Ensino da Disciplina
Bio-cultural Approaches: Evolution, Health, Medicine. The Culture of Biomedicine. Race, Ethnicity, and Health Care. Ciência Social e política racial no Brasil, Race, Ethnicity, and Health Care. Metodologias em Antropologia da Saúde. Anthropological Perspectives on Structural Violence and Health. Políticas Públicas Globais da Saúde: Atenção Primária. Políticas Públicas da Saúde no Brasil.
Docente Responsável: Cristina Sampaio
Plano de Ensino da Disciplina
Avaliação Crítica de Projetos de Pesquisa e Artigos Científicos I
EMENTA
Esta disciplina compreende a apresentação, discussão e análise dos métodos qualitativos de pesquisa. Fundamentos da pesquisa qualitativa em Saúde. Os principais pressupostos teóricos e Filosóficos, os métodos e técnicas de pesquisa. A análise e interpretação dos dados da pesquisa qualitativa. Rigor e validade na pesquisa qualitativa. Pretende apresentar os postulados teóricos e práticos da pesquisa qualitativa em saúde e os aspectos constitutivos dos projetos de Pesquisa e elaboração de artigos.
Docentes Responsáveis: Antônio Prates e Hercilio Martelli
Plano de Ensino da Disciplina
Esta disciplina compreende a apresentação, discussão e análise dos métodos qualitativos de pesquisa. Fundamentos da pesquisa qualitativa em Saúde. Os principais pressupostos teóricos e Filosóficos, os métodos e técnicas de pesquisa. A análise e interpretação dos dados da pesquisa qualitativa. Rigor e validade na pesquisa qualitativa. Pretende apresentar os postulados teóricos e práticos da pesquisa qualitativa em saúde e os aspectos constitutivos dos projetos de Pesquisa e elaboração de artigos.
Docentes Responsáveis: Antônio Prates e Hercilio Martelli
Plano de Ensino da Disciplina
Avaliação Crítica de Projetos de Pesquisa e Artigos Científicos II
EMENTA
A disciplina é composta de duas etapas que ocorrem de maneira simultânea. São apresentados os projetos ou pré-projetos de pesquisa dos mestrandos para todos os professores e alunos e ao final realiza-se discussão e reflexão sobre a proposta do estudo, assim como sugestões e críticas. Ainda na disciplina, o mestrando realiza, na forma de seminário, a apresentação de artigos científicos relevantes dentro do perfil do programa de pós-graduação em ciências da saúde. Após a apresentação realiza-se discussão sobre o assunto abordado na apresentação
Docentes Responsáveis: Antônio Prates e Hercilio Martelli
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina é composta de duas etapas que ocorrem de maneira simultânea. São apresentados os projetos ou pré-projetos de pesquisa dos mestrandos para todos os professores e alunos e ao final realiza-se discussão e reflexão sobre a proposta do estudo, assim como sugestões e críticas. Ainda na disciplina, o mestrando realiza, na forma de seminário, a apresentação de artigos científicos relevantes dentro do perfil do programa de pós-graduação em ciências da saúde. Após a apresentação realiza-se discussão sobre o assunto abordado na apresentação
Docentes Responsáveis: Antônio Prates e Hercilio Martelli
Plano de Ensino da Disciplina
Bioética I
EMENTA
A Ética. Tipos de teoria Ética. Conceito de bioética. Origem, difusão e definição da Bioética. Justificação epistemológica. A Bioética e seus princípios. Bioética e medicina. Antropologia Bioética. Bioética e a pessoa humana. Bioética e a Biotecnologia.
Docente Responsável: João Felício Rodrigues e Antônio Alvimar
Plano de Ensino da Disciplina
A Ética. Tipos de teoria Ética. Conceito de bioética. Origem, difusão e definição da Bioética. Justificação epistemológica. A Bioética e seus princípios. Bioética e medicina. Antropologia Bioética. Bioética e a pessoa humana. Bioética e a Biotecnologia.
Docente Responsável: João Felício Rodrigues e Antônio Alvimar
Plano de Ensino da Disciplina
Bioestatística I
EMENTA
Conceitos básicos de bioestatística. Estatística descritiva. Intervalo de confiança para média e proporção. Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos. Utilização de software para análise de dados quantitativos. Aplicação dos diversos testes e análise estatística para construção de projeto de pesquisa e atuação em serviços de saúde.
Docentes Responsáveis: Marise Fagundes e Desirée Haikal
Plano de Ensino da Disciplina
Conceitos básicos de bioestatística. Estatística descritiva. Intervalo de confiança para média e proporção. Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos. Utilização de software para análise de dados quantitativos. Aplicação dos diversos testes e análise estatística para construção de projeto de pesquisa e atuação em serviços de saúde.
Docentes Responsáveis: Marise Fagundes e Desirée Haikal
Plano de Ensino da Disciplina
Bioestatística II
EMENTA
Conceitos básicos de bioestatística. Estatística descritiva. Testes de hipóteses e Intervalo de confiança. Correlação linear simples. Utilização de softwares para análise de dados quantitativos. Aplicação dos diversos testes e análise estatística para construção de projeto de pesquisa, e atuação em serviços de saúde.
Docentes Responsáveis: Marise Fagundes e Desirée Haikal
Plano de Ensino da Disciplina
Conceitos básicos de bioestatística. Estatística descritiva. Testes de hipóteses e Intervalo de confiança. Correlação linear simples. Utilização de softwares para análise de dados quantitativos. Aplicação dos diversos testes e análise estatística para construção de projeto de pesquisa, e atuação em serviços de saúde.
Docentes Responsáveis: Marise Fagundes e Desirée Haikal
Plano de Ensino da Disciplina
Epidemiologia I
EMENTA
Conceitos básicos de Epidemiologia e Educação para Saúde serão apresentados. Serão discutidas a influência do universo social e cultural sobre as representações e práticas na área da saúde. Especificamente na área de Epidemiologia, são apresentados os principais delineamentos da pesquisa epidemiológica, utilizando-se como exemplos estudos epidemiológicos clássicos e identificando a aplicabilidade desses estudos para os serviços de saúde.
Docente Responsável: Andréa Maria Eleutério
Plano de Ensino da Disciplina
Conceitos básicos de Epidemiologia e Educação para Saúde serão apresentados. Serão discutidas a influência do universo social e cultural sobre as representações e práticas na área da saúde. Especificamente na área de Epidemiologia, são apresentados os principais delineamentos da pesquisa epidemiológica, utilizando-se como exemplos estudos epidemiológicos clássicos e identificando a aplicabilidade desses estudos para os serviços de saúde.
Docente Responsável: Andréa Maria Eleutério
Plano de Ensino da Disciplina
Epidemiologia II
EMENTA
Conceitos básicos de Epidemiologia e Educação para Saúde serão apresentados. Serão discutidas a influência do universo social e cultural sobre as representações e práticas na área da saúde. Especificamente na área de Epidemiologia, são apresentados os principais delineamentos da pesquisa epidemiológica, utilizando-se como exemplos estudos epidemiológicos clássicos e identificando a aplicabilidade desses estudos para os serviços de saúde.
Docente Responsável: Andréa Maria Eleutério
Plano de Ensino da Disciplina
Conceitos básicos de Epidemiologia e Educação para Saúde serão apresentados. Serão discutidas a influência do universo social e cultural sobre as representações e práticas na área da saúde. Especificamente na área de Epidemiologia, são apresentados os principais delineamentos da pesquisa epidemiológica, utilizando-se como exemplos estudos epidemiológicos clássicos e identificando a aplicabilidade desses estudos para os serviços de saúde.
Docente Responsável: Andréa Maria Eleutério
Plano de Ensino da Disciplina
Epidemiologia Ill
EMENTA
Epidemiologia no contexto da saúde única e saúde do trabalhador. Análises de sobrevida. Revisão sistemática de estudos epidemiológicos e metanálise. Delineamentos de estudos epidemiológicos clássicos: medidas de ocorrência, de associação, causalidade, precisão, validade, confiabilidade, viés, confusão, mediação, interação e inferência. Ênfase para análises de interação e mediação. Indicações da bioestatística na epidemiologia: análises descritivas, modelos de ajustamento, análises bivariadas, análises múltiplas, análises multiníveis e multivariadas.
Docentes Responsáveis: Andrea Maria Eleutério de Barros Lima Martins
Plano de Ensino da Disciplina
Epidemiologia no contexto da saúde única e saúde do trabalhador. Análises de sobrevida. Revisão sistemática de estudos epidemiológicos e metanálise. Delineamentos de estudos epidemiológicos clássicos: medidas de ocorrência, de associação, causalidade, precisão, validade, confiabilidade, viés, confusão, mediação, interação e inferência. Ênfase para análises de interação e mediação. Indicações da bioestatística na epidemiologia: análises descritivas, modelos de ajustamento, análises bivariadas, análises múltiplas, análises multiníveis e multivariadas.
Docentes Responsáveis: Andrea Maria Eleutério de Barros Lima Martins
Plano de Ensino da Disciplina
Epidemiologia da Saúde Bucal
EMENTA
Epidemiologia da Saúde Bucal. Aspectos históricos, aplicações e papel da epidemiologia no apoio ao desenvolvimento científico e gestão da odontologia. Delineamentos das pesquisas na área da saúde bucal, com ênfase para a pesquisa epidemiológica e exemplos de estudos epidemiológicos sobre a saúde bucal. Identificação dos tipos de estudos, variáveis e força de evidência científica. Indicadores objetivos e subjetivos da odontologia. Estudos e inquéritos epidemiológicos sobre as condições de saúde bucal de base nacional e local. Propostas da Organização Mundial da Saúde para condução de levantamentos epidemiológicos sobre condições de saúde bucal. Aspectos epidemiológicos da avaliação de letramento em saúde bucal e da qualidade de serviços odontológicos.
Docentes Responsáveis: Andréia Eleúterio
Plano de Ensino da Disciplina
Epidemiologia da Saúde Bucal. Aspectos históricos, aplicações e papel da epidemiologia no apoio ao desenvolvimento científico e gestão da odontologia. Delineamentos das pesquisas na área da saúde bucal, com ênfase para a pesquisa epidemiológica e exemplos de estudos epidemiológicos sobre a saúde bucal. Identificação dos tipos de estudos, variáveis e força de evidência científica. Indicadores objetivos e subjetivos da odontologia. Estudos e inquéritos epidemiológicos sobre as condições de saúde bucal de base nacional e local. Propostas da Organização Mundial da Saúde para condução de levantamentos epidemiológicos sobre condições de saúde bucal. Aspectos epidemiológicos da avaliação de letramento em saúde bucal e da qualidade de serviços odontológicos.
Docentes Responsáveis: Andréia Eleúterio
Plano de Ensino da Disciplina
Estágio em Docência I
EMENTA
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Todos
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Todos
Plano de Ensino da Disciplina
Estágio em Docência II
EMENTA
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Todos
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Todos
Plano de Ensino da Disciplina
Instrumental English In Health Sciences - Advanced
EMENTA
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Luiz Fernando
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Luiz Fernando
Plano de Ensino da Disciplina
Instrumental English In Health Sciences - Intermediate
EMENTA
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Luiz Fernando
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Luiz Fernando
Plano de Ensino da Disciplina
Letramento em Saúde - Aspectos Teóricos Operacionais
EMENTA
Gênese do letramento. Elementos históricos, conceituais e operacionais do letramento em saúde. Instrumentos para mensuração do letramento em saúde. O letramento em saúde como ferramenta na prática clínica, ensino, pesquisa e extensão. O letramento em saúde no planejamento, execução e avaliação de ações de promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, nos diversos níveis de atenção do Sistema Único de Saúde. Abordagem educativa com base nos princípios do letramento em saúde.
Docentes Responsáveis: Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins
Plano de Ensino da Disciplina
Gênese do letramento. Elementos históricos, conceituais e operacionais do letramento em saúde. Instrumentos para mensuração do letramento em saúde. O letramento em saúde como ferramenta na prática clínica, ensino, pesquisa e extensão. O letramento em saúde no planejamento, execução e avaliação de ações de promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, nos diversos níveis de atenção do Sistema Único de Saúde. Abordagem educativa com base nos princípios do letramento em saúde.
Docentes Responsáveis: Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins
Plano de Ensino da Disciplina
Metodologia Científica
EMENTA
A disciplina é composta de atividades teóricas apresentando a estrutura da metodologia científica, noções de epistemologia, construção e formatação de projetos de pesquisa, aplicação da internet no conhecimento científico e noções da pós-graduação brasileira e atuação das agências de fomento. Outro momento da disciplina corresponde a apresentação de seminários pelos mestrandos e posterior discussão crítica sobre textos científicos direta e indiretamente relacionados à disciplina.
Docente Responsável: João Marcus Oliveira
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina é composta de atividades teóricas apresentando a estrutura da metodologia científica, noções de epistemologia, construção e formatação de projetos de pesquisa, aplicação da internet no conhecimento científico e noções da pós-graduação brasileira e atuação das agências de fomento. Outro momento da disciplina corresponde a apresentação de seminários pelos mestrandos e posterior discussão crítica sobre textos científicos direta e indiretamente relacionados à disciplina.
Docente Responsável: João Marcus Oliveira
Plano de Ensino da Disciplina
Pesquisa Qualitativa em Saúde I
EMENTA
Esta disciplina compreende a apresentação, discussão e análise dos métodos qualitativos de pesquisa. Fundamentos da pesquisa qualitativa em Saúde. Os principais pressupostos teóricos e Filosóficos, os métodos e técnicas de pesquisa. A análise e interpretação dos dados da pesquisa qualitativa. Rigor e validade na pesquisa qualitativa. Pretende apresentar os postulados teóricos e práticos da pesquisa qualitativa em saúde e os aspectos constitutivos dos projetos de Pesquisa e elaboração de artigos.
Docente Responsável: Cristina Sampaio
Plano de Ensino da Disciplina
Esta disciplina compreende a apresentação, discussão e análise dos métodos qualitativos de pesquisa. Fundamentos da pesquisa qualitativa em Saúde. Os principais pressupostos teóricos e Filosóficos, os métodos e técnicas de pesquisa. A análise e interpretação dos dados da pesquisa qualitativa. Rigor e validade na pesquisa qualitativa. Pretende apresentar os postulados teóricos e práticos da pesquisa qualitativa em saúde e os aspectos constitutivos dos projetos de Pesquisa e elaboração de artigos.
Docente Responsável: Cristina Sampaio
Plano de Ensino da Disciplina
Pesquisa Qualitativa em Saúde II
EMENTA
Esta disciplina compreende a apresentação, discussão e análise dos métodos qualitativos de pesquisa. Fundamentos da pesquisa qualitativa em Saúde. Os principais pressupostos teóricos e Filosóficos, os métodos e técnicas de pesquisa. A análise e interpretação dos dados da pesquisa qualitativa. Rigor e validade na pesquisa qualitativa. Pretende apresentar os postulados teóricos e práticos da pesquisa qualitativa em saúde e os aspectos constitutivos dos projetos de Pesquisa e elaboração de artigos.
Docente Responsável: Cristina Sampaio
Plano de Ensino da Disciplina
Esta disciplina compreende a apresentação, discussão e análise dos métodos qualitativos de pesquisa. Fundamentos da pesquisa qualitativa em Saúde. Os principais pressupostos teóricos e Filosóficos, os métodos e técnicas de pesquisa. A análise e interpretação dos dados da pesquisa qualitativa. Rigor e validade na pesquisa qualitativa. Pretende apresentar os postulados teóricos e práticos da pesquisa qualitativa em saúde e os aspectos constitutivos dos projetos de Pesquisa e elaboração de artigos.
Docente Responsável: Cristina Sampaio
Plano de Ensino da Disciplina
Projetos de Pesquisas Interdisciplinares em Saúde
EMENTA
A abordagem de estratégias de pesquisas interdisciplinares na realização de pesquisas em Saúde representa uma oportunidade para o pós-graduando em Ciências da Saúde tomar conhecimento a respeito da complexidade dos problemas reais que afetam a Saúde humana e da necessidade da interação multiprofissional, com interações e ações interdisciplinares, para resolução desses problemas. Para solucionar esses problemas de Saúde deve haver necessariamente a interação de diferentes Áreas do Conhecimento científico em prol da integração dos saberes e criação de soluções inovadoras. Nessa disciplina, ocorrerá a discussão de artigos científicos que abordam a proposta da interdisciplinaridade no Ensino e na Pesquisa, na Gestão e na Extensão em saúde. Adicionalmente, os pós-graduandos realizarão a confecção de um Projeto de Pesquisa de interesse à saúde, com enfoque no estabelecimento de equipe multiprofissional, com desenvolvimento de ações interdisciplinares para a resolução de problemas de Saúde complexo que desafiam a sociedade e a comunidade científica.
Docente Responsável: Alfredo de Paula
Plano de Ensino da Disciplina
A abordagem de estratégias de pesquisas interdisciplinares na realização de pesquisas em Saúde representa uma oportunidade para o pós-graduando em Ciências da Saúde tomar conhecimento a respeito da complexidade dos problemas reais que afetam a Saúde humana e da necessidade da interação multiprofissional, com interações e ações interdisciplinares, para resolução desses problemas. Para solucionar esses problemas de Saúde deve haver necessariamente a interação de diferentes Áreas do Conhecimento científico em prol da integração dos saberes e criação de soluções inovadoras. Nessa disciplina, ocorrerá a discussão de artigos científicos que abordam a proposta da interdisciplinaridade no Ensino e na Pesquisa, na Gestão e na Extensão em saúde. Adicionalmente, os pós-graduandos realizarão a confecção de um Projeto de Pesquisa de interesse à saúde, com enfoque no estabelecimento de equipe multiprofissional, com desenvolvimento de ações interdisciplinares para a resolução de problemas de Saúde complexo que desafiam a sociedade e a comunidade científica.
Docente Responsável: Alfredo de Paula
Plano de Ensino da Disciplina
Seminários em Saúde
EMENTA
A disciplina é composta de atividades teóricas apresentando a estrutura da metodologia científica, noções de epistemologia, construção e formatação de projetos de pesquisa, aplicação da internet no conhecimento científico e noções da pós-graduação brasileira e atuação das agências de fomento. Outro momento da disciplina corresponde a apresentação de seminários pelos mestrandos e posterior discussão crítica sobre textos científicos direta e indiretamente relacionados à disciplina.
Docente Responsável: João Marcus Oliveira
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina é composta de atividades teóricas apresentando a estrutura da metodologia científica, noções de epistemologia, construção e formatação de projetos de pesquisa, aplicação da internet no conhecimento científico e noções da pós-graduação brasileira e atuação das agências de fomento. Outro momento da disciplina corresponde a apresentação de seminários pelos mestrandos e posterior discussão crítica sobre textos científicos direta e indiretamente relacionados à disciplina.
Docente Responsável: João Marcus Oliveira
Plano de Ensino da Disciplina
Special Topics in Neuroscience & Health
EMENTA
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Renato Sobral
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Renato Sobral
Plano de Ensino da Disciplina
Técnicas avançadas de Biologia Molecular I
EMENTA
A disciplina apresenta como ementa estudos sobre a expressão e regulação da informação gênica; síntese protéica e aspectos morfofuncionais de proteínas; estrutura e função de membranas plasmáticas; transdução de sinais moleculares; material genético de organelas; e interações entre biomoléculas. Ainda, a disciplina abordará os principais conceitos e técnicas de biologia molecular aplicados às Ciências da Saúde.
Docente Responsável: Andre Luiz Sena
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina apresenta como ementa estudos sobre a expressão e regulação da informação gênica; síntese protéica e aspectos morfofuncionais de proteínas; estrutura e função de membranas plasmáticas; transdução de sinais moleculares; material genético de organelas; e interações entre biomoléculas. Ainda, a disciplina abordará os principais conceitos e técnicas de biologia molecular aplicados às Ciências da Saúde.
Docente Responsável: Andre Luiz Sena
Plano de Ensino da Disciplina
Técnicas avançadas de Biologia Molecular II
EMENTA
A disciplina apresenta como ementa estudos sobre a expressão e regulação da informação gênica; síntese protéica e aspectos morfofuncionais de proteínas; estrutura e função de membranas plasmáticas; transdução de sinais moleculares; material genético de organelas; e interações entre biomoléculas. Ainda, a disciplina abordará os principais conceitos e técnicas de biologia molecular aplicados às Ciências da Saúde.
Docente Responsável: Andre Luiz Sena
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina apresenta como ementa estudos sobre a expressão e regulação da informação gênica; síntese protéica e aspectos morfofuncionais de proteínas; estrutura e função de membranas plasmáticas; transdução de sinais moleculares; material genético de organelas; e interações entre biomoléculas. Ainda, a disciplina abordará os principais conceitos e técnicas de biologia molecular aplicados às Ciências da Saúde.
Docente Responsável: Andre Luiz Sena
Plano de Ensino da Disciplina
Técnicas avançadas de Biologia Molecular III
EMENTA
A disciplina apresenta como ementa estudos sobre a expressão e regulação da informação gênica; síntese protéica e aspectos morfofuncionais de proteínas; estrutura e função de membranas plasmáticas; transdução de sinais moleculares; material genético de organelas; e interações entre biomoléculas. Ainda, a disciplina abordará os principais conceitos e técnicas de biologia molecular aplicados às Ciências da Saúde.
Docente Responsável: Andre Luiz Sena
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina apresenta como ementa estudos sobre a expressão e regulação da informação gênica; síntese protéica e aspectos morfofuncionais de proteínas; estrutura e função de membranas plasmáticas; transdução de sinais moleculares; material genético de organelas; e interações entre biomoléculas. Ainda, a disciplina abordará os principais conceitos e técnicas de biologia molecular aplicados às Ciências da Saúde.
Docente Responsável: Andre Luiz Sena
Plano de Ensino da Disciplina
Técnicas avançadas de Biologia Molecular IV
EMENTA
A disciplina apresenta como ementa estudos sobre a expressão e regulação da informação gênica; síntese protéica e aspectos morfofuncionais de proteínas; estrutura e função de membranas plasmáticas; transdução de sinais moleculares; material genético de organelas; e interações entre biomoléculas. Ainda, a disciplina abordará os principais conceitos e técnicas de biologia molecular aplicados às Ciências da Saúde.
Docente Responsável: Andre Luiz Sena
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina apresenta como ementa estudos sobre a expressão e regulação da informação gênica; síntese protéica e aspectos morfofuncionais de proteínas; estrutura e função de membranas plasmáticas; transdução de sinais moleculares; material genético de organelas; e interações entre biomoléculas. Ainda, a disciplina abordará os principais conceitos e técnicas de biologia molecular aplicados às Ciências da Saúde.
Docente Responsável: Andre Luiz Sena
Plano de Ensino da Disciplina
Tópicos de Inteligência Computacional Aplicados à Saúde
EMENTA
Serão abordados os principais aspectos da pesquisa epidemiológica, com ênfase no processo de construção e análise de um banco de dados. Para o profissional de saúde envolvido com o processo de pesquisa, é fundamental desenvolver habilidades de elaboração de banco de dados em softwares aplicados à epidemiologia, incluindo manuseio de técnicas de validação, visualização e entrada de dados. Essa disciplina possibilitará o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades de análises epidemiológicas utilizando software aplicado à epidemiologia incluindo distribuição de frequência, manuseio de dados, os testes estatísticos mais comuns, as estimativas de risco e introdução à técnica de regressão linear e regressão logística. Serão consolidadas as habilidades para trabalhos em ambiente Windows, especialmente com o Editor de Texto próprio e Planilha Eletrônica, além de orientações para pesquisa bibliográfica.
Docente Responsável: Marcos Flávio Vasconcelos
Plano de Ensino da Disciplina
Serão abordados os principais aspectos da pesquisa epidemiológica, com ênfase no processo de construção e análise de um banco de dados. Para o profissional de saúde envolvido com o processo de pesquisa, é fundamental desenvolver habilidades de elaboração de banco de dados em softwares aplicados à epidemiologia, incluindo manuseio de técnicas de validação, visualização e entrada de dados. Essa disciplina possibilitará o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades de análises epidemiológicas utilizando software aplicado à epidemiologia incluindo distribuição de frequência, manuseio de dados, os testes estatísticos mais comuns, as estimativas de risco e introdução à técnica de regressão linear e regressão logística. Serão consolidadas as habilidades para trabalhos em ambiente Windows, especialmente com o Editor de Texto próprio e Planilha Eletrônica, além de orientações para pesquisa bibliográfica.
Docente Responsável: Marcos Flávio Vasconcelos
Plano de Ensino da Disciplina
Tópicos Especiais em Biologia Molecular (virtual)
EMENTA
A disciplina apresenta como ementa estudos sobre a expressão e regulação da informação gênica; síntese protéica e aspectos morfofuncionais de proteínas; estrutura e função de membranas plasmáticas; transdução de sinais moleculares; material genético de organelas; e interações entre biomoléculas. Ainda, a disciplina abordará os principais conceitos e técnicas de biologia molecular aplicados às Ciências da Saúde.
Docente Responsável: Andre Luiz Sena
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina apresenta como ementa estudos sobre a expressão e regulação da informação gênica; síntese protéica e aspectos morfofuncionais de proteínas; estrutura e função de membranas plasmáticas; transdução de sinais moleculares; material genético de organelas; e interações entre biomoléculas. Ainda, a disciplina abordará os principais conceitos e técnicas de biologia molecular aplicados às Ciências da Saúde.
Docente Responsável: Andre Luiz Sena
Plano de Ensino da Disciplina
Tópicos Especiais em Ciências Cardiovasculares
EMENTA
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Marcelo Perim
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Marcelo Perim
Plano de Ensino da Disciplina
Tópicos Especiais em Odontologia Oncológica
EMENTA
A disciplina Tópicos Especiais em Odontologia Oncológica abordará temas de interesse para o profissional da Saúde. Parte da disciplina será ministrada a distância. A internet será o veículo de comunicação entre todos os participantes através do VirtualMontes e do Moodle. As aulas teóricas serão gravadas e disponibilizadas. Aulas práticas serão realizadas no Hospital Dilson Godinho.
Docente Responsável: André Guimarães
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina Tópicos Especiais em Odontologia Oncológica abordará temas de interesse para o profissional da Saúde. Parte da disciplina será ministrada a distância. A internet será o veículo de comunicação entre todos os participantes através do VirtualMontes e do Moodle. As aulas teóricas serão gravadas e disponibilizadas. Aulas práticas serão realizadas no Hospital Dilson Godinho.
Docente Responsável: André Guimarães
Plano de Ensino da Disciplina
Tópicos Especiais em Revisão Sistemática e Meta-Análise
EMENTA
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Renato Sobral
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina será realizada em forma de seminários e palestras, abordando aspectos epidemiológicos, etiológicos, patogênicos, patológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos das principais doenças e infecciosas e parasitárias. Serão conduzidas discussões baseadas em livros textos, artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico sobre o tema.
Docentes Responsáveis: Renato Sobral
Plano de Ensino da Disciplina
Tópicos em Doenças Infecciosas e Parasitárias – Uma Abordagem Multidisciplinar
EMENTA
A disciplina proporcionará aos alunos uma visão contextualizada e integrada dos aspectos biológicos, ecológicos, epidemiológicos, imunológicos e clínicos das principais doenças infecciosas e parasitárias que possuem impacto na região do Norte de Minas e que ocorrem no Brasil e em outros países. Os temas serão abordados de forma interdisciplinar. As discussões serão embasadas em artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico do tema, além de resultados de pesquisas produzidas pelos profissionais do PPGCS e convidados (do Brasil e do mundo).
Docentes Responsáveis: Thalita Maria
Plano de Ensino da Disciplina
A disciplina proporcionará aos alunos uma visão contextualizada e integrada dos aspectos biológicos, ecológicos, epidemiológicos, imunológicos e clínicos das principais doenças infecciosas e parasitárias que possuem impacto na região do Norte de Minas e que ocorrem no Brasil e em outros países. Os temas serão abordados de forma interdisciplinar. As discussões serão embasadas em artigos científicos atuais e relevantes para o conhecimento científico do tema, além de resultados de pesquisas produzidas pelos profissionais do PPGCS e convidados (do Brasil e do mundo).
Docentes Responsáveis: Thalita Maria
Plano de Ensino da Disciplina
Tópicos em Metabolismo e Saúde
EMENTA
Gênese do letramento. Elementos históricos, conceituais e operacionais do letramento em saúde. Instrumentos para mensuração do letramento em saúde. O letramento em saúde como ferramenta na prática clínica, ensino, pesquisa e extensão. O letramento em saúde no planejamento, execução e avaliação de ações de promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, nos diversos níveis de atenção do Sistema Único de Saúde. Abordagem educativa com base nos princípios do letramento em saúde.
Docentes Responsáveis: Andréia Eleúterio
Plano de Ensino da Disciplina
Gênese do letramento. Elementos históricos, conceituais e operacionais do letramento em saúde. Instrumentos para mensuração do letramento em saúde. O letramento em saúde como ferramenta na prática clínica, ensino, pesquisa e extensão. O letramento em saúde no planejamento, execução e avaliação de ações de promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, nos diversos níveis de atenção do Sistema Único de Saúde. Abordagem educativa com base nos princípios do letramento em saúde.
Docentes Responsáveis: Andréia Eleúterio
Plano de Ensino da Disciplina