Identificadores Persistentes
Os Identificadores Persistentes (PID, na sigla em inglês) são códigos de distinção e rastreamento em um ambiente informatizado. São parte importante do ecossistema acadêmico-científico, porque fornecem referências duradouras, não apenas aos recursos digitais, mas também aos pesquisadores e às instituições acadêmicas e científicas.
Geralmente, um PID tem dois componentes principais: um código de identificação exclusivo, que desempenha a função de referência estável, de longo prazo, e um serviço de tecnologia da informação que encaminha corretamente essas referências ao longo do tempo, rastreando aquele código mesmo que a localização mude.
A adoção dos PIDs é estratégica para a pós-graduação brasileira, especialmente no contexto das políticas de avaliação, de fomento e de acesso a dados da produção científica. A CAPES tem incentivado fortemente a utilização desses identificadores, como o ORCID, DOI, Lattes ID, ROR, ISNI, ISBN, ISSN, entre outros, no preenchimento das plataformas e sistemas oficiais.
Reforçamos sobre a importância da atualização dos identificadores nas plataformas da CAPES, especialmente no sistema "Meus Dados" e no Coleta CAPES, conforme orientações presentes nos documentos abaixo.
Identificadores Persistentes
Guia sobre Identificadores Persistentes
Link para acessar Meus Dados - CAPES