Programa SAMTEA
O TEA na Escola: um alerta para os sinais mais frequentes do Transtorno do Espectro do Autismo.


Autores: Vanessa Saeger, Fernanda Maia, Gabriel Mangabeira, Stéffany Lara e Marise Fagundes


As pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm sido identificadas com mais frequência do que ocorria até poucos anos atrás. Possivelmente, esse aumento tenha ocorrido devido ao maior conhecimento popular sobre TEA e porque os critérios diagnósticos estão mais abrangentes. Esse e-book é um dos produtos do Grupo de Extensão e Pesquisa SAMTEA, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Surgiu a partir de uma intervenção educativa sobre o TEA, oferecida aos profissionais da educação infantil da rede municipal de ensino de Montes Claros, Minas Gerais. Pretende ser um auxílio aos educadores que convivem com crianças com sinais de autismo, muitas vezes sem diagnóstico. Os leitores encontrarão nesse material a descrição de alguns sinais que, com frequência, apresentam-se no espaço escolar e, ocasionalmente, são incompreendidos pelo seu entorno. Sem a possibilidade de conhecimento e condutas inclusivas na escola, crianças com TEA seguem suas vidas com prejuízos persistentes; não somente pedagógicos, mas especialmente sociais e emocionais. Click para fazer download

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