Institucionalização de Projetos
Institucionalização de Projetos

Institucionalização de Projetos de Pesquisas

- Inicialmente, o docente do PPGCS deve confeccionar seu Projeto de Pesquisa. Se nesse Projeto de Pesquisa está prevista a realização de desenho de estudo experimental com animais, esse documento deve ser avaliado inicialmente pela Comissão de Ética em Experimentação e Bem-estar Animal (CEEBEA). Caso o desenho de estudo previsto no Projeto de Pesquisa envolva a participação de seres humanos, esse documento deve ser avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Ambos os comitês são da Unimontes. Em ambos os comitês, há formulários próprios que devem ser impressos, preenchidos e apresentados juntamente com os demais documentos que são necessários para a devida institucionalização do Projeto de Pesquisa. No caso da realização de pesquisas com seres humanos, o coordenador do Projeto de Pesquisa pode requisitar avaliação ética do seu estudo diretamente na Plataforma Brasil.

- Logo após, o docente deve encaminhar à Coordenação de Departamento de origem do docente para que esse documento seja avaliado tecnicamente por uma comissão de docentes especifica organizada pelo Departamento para emissão de um parecer técnico sobre o Projeto de Pesquisa que se deseja institucionalizar. Essa avaliação deve ser feita utilizando-se o Formulário de Avaliação de Projeto de Pesquisa.

- Com a aprovação dos documentos pelo Departamento, a Secretaria desse encaminhará os documentos impressos para a Câmara Técnica de Pesquisa, vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa da Unimontes, para análise e apreciação. Os Projetos de Pesquisas avaliados terão seus resultados apresentados pelos membros docentes da Câmara Técnica de Pesquisa em reunião colegiada do CEPEX da Unimontes. Uma vez aprovados, os Projetos de Pesquisas aprovados serão divulgados na forma de Resoluções no sítio eletrônico da Unimontes.

- Finalizando, confira se você conseguiu todos os documentos necessários para a correta institucionalização de seu Projeto de Pesquisa, tendo como referência o checklist para cumprimento dessa atividade.

NOTA IMPORTANTE: não se esqueça de apresentar o projeto de pesquisa, ou de Pesquisa em interface com a extensão ou de Inovação tecnológica em reunião colegiada do PPGCS para computar pontos para a sua avaliação docente anual.

Plataforma Brasil
CAPES
CNPq
FAPEMIG
Ministério da Educação
Ministério da Saúde
SEDECTES
Porta de Periódicos Capes