PERFIL DOS DOCENTES DO PPGCS
Perfil dos Docentes do PPGCS


O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é um programa de pós-graduação (PPG) stricto sensu que oferece Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ciências da Saúde. O PPGCS_Unimontes está alocado na na Área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Colegiado do PPGCS_Unimontes é composto por docentes permanentes, docentes colaboradores e docentes visitantes.

Docente Permanente: docente do quadro pessoal da Unimontes ou de Instituição Associada, quando houver, que atue de forma continuada no curso, ministrando disciplinas e orientando estudantes de Mestrado e Doutorado;
Docente Colaborador: docente que atue de forma complementar ou eventual no curso, ministrando disciplinas, participando de pesquisa e/ou coorientação de estudantes.
Docente Visitante: docente de outra instituição com produção cientifica semelhante ou superior à do corpo docente permanente aceito pelo colegiado do PPGCS para colaborar com os cursos em situação acadêmica específica, por tempo determinado.

Cabe exclusivamente ao colegiado do PPGCS_Unimontes a aprovação formal de ingresso do docente proponente no programa.
O número mínimo de docentes permanentes acompanha as orientações dadas pelos Comitês de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Cabe à Comissão de Avaliação Docente, formadas por membros docentes permanentes do programa, definir as condições necessárias para o atendimento às essas orientações. As propostas são apreciadas e avaliadas pelo Colegiado do PPGCS_Unimontes.
Atualmente, o número máximo de docentes permanentes no PPGCS_Unimontes é de vinte (20) membros.

1. O número de docentes permanentes participantes somente do PPGCS_Unimontes tem de estar de acordo com determinações estabelecidas pela CAPES.

2. Não será permitido mais de quarenta por cento (40%) de docentes participando como membros permanentes em outros programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu de áreas de conhecimentos diferentes.

3. Não será permitido mais de vinte (20%) de docentes participando como membros permanentes em outros PPG stricto sensu de áreas de conhecimentos similares.

4. Para participar em mais de um PPG dentro da própria instituição de ensino superior (leia-se, UNIMONTES), o docente deve apresentar produção científica com escores entre aqueles obtidos por cinquenta por cento (50%) dos docentes mais produtivos do PPGCS, no quadriênio anterior.