Orientações gerais pré-defesa
Orientações gerais pré-defesa
ORIENTAÇÕES Pré-defesa

Observações Iniciais:

Antes de solicitar a pré-defesa, os pós-graduandos e os orientadores deverão conferir em tempo hábil as seguintes exigências do PPGCS:

1 – HISTÓRICO – conferir se o histórico do webgiz está completo. Não serão recebidos históricos contendo “disciplinas em curso”, sem registro de nota ou conceito; ou faltando créditos (Total 24 Créditos - Mestrado e Doutorado) - Conforme Regulamento do PPGCS - Artigo 81

2 – DISSERTAÇÃO OU TESE em sua versão final. Após o envio da solicitação, dissertação ou tese não poderão ser alteradas.

3 – PRODUTO CIENTÍFICO OU TÉCNICO apresentado ao PPGCS – é necessário preencher a guia do “FORMULÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA GERADA NO PPGCS”, conforme Regulamento do PPGCS - Artigo 81, parágrafo 3°:

“Para o curso de Mestrado em Ciências da Saúde, o(a) pós-graduando(a) deve apresentar documento comprobatório de submissão ou aceite de publicação de pelo menos um (1) artigo científico (classificado como B1 ou superior na Área Interdisciplinar da CAPES). O manuscrito científico elaborado deve estar diretamente relacionado com o desenvolvimento do projeto de pesquisa pelo(a) pós-graduando. É obrigatório o encaminhamento do(s) artigo(s) científico(s) para publicação em periódicos nacionais ou internacionais, devidamente identificados por DOI ou JCR. Também no curso de Mestrado, no caso de geração de produtos ou processos tecnológicos de interesse à saúde pelo(a) pós-graduando(a), este deve apresentar documentação técnica comprobatória, tais como: declaração de impacto de produção técnica ou tecnológica; declaração de interesse do setor empresarial em produção sob sigilo; desenvolvimento de produto ou processo patenteável; criação de empresa ou organização social inovadora; geração de base de dados técnico-científica; IV.

Para o curso de Doutorado em Ciências da Saúde, o(a) pós-graduando(a) deve apresentar documento comprobatório de submissão ou aceite de publicação de pelo menos um (1) artigo científico (classificado como A2 ou superior na Área Interdisciplinar da CAPES). O manuscrito científico elaborado deve estar diretamente relacionado com o desenvolvimento do projeto de pesquisa pelo(a) pós-graduando. É obrigatório o encaminhamento do(s) artigo(s) científico(s) para publicação em periódicos nacionais ou internacionais, devidamente identificados por DOI ou JCR.
Para o(a) discente dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciências da Saúde que desenvolveu projeto de inovação tecnológica, será necessário apresentar comprovante de registro ou de certificação em andamento de produtos/processos técnico-instrumentais e/ou de produtos audiovisuais e/ou de produtos documentais e/ou de empresa/organização social inovadora e/ou de base de dados técnico-científica e/ou de curso de capacitação profissional, previstos no Art. 74º deste documento. O discente do curso de Mestrado em Ciências da Saúde deve apresentar um (1) registro de produto/processo técnico-tecnológico e discente do curso de Doutorado em Ciências da Saúde deve apresentar dois (2) registros de produto técnico-tecnológico. Os produtos técnico-tecnológicos devem ser registrados em instituições certificadoras de referências (INPI, ANCINE, Biblioteca Nacional e outros).

4 - Antes de solicitar a banca, o orientador e pós-graduando deverão marcar uma data com pelo menos 30 dias a partir da data de solicitação, uma vez que toda solicitação deve ser apreciada pelo colegiado do PPGCS. As reuniões do colegiado ocorrem sempre nas segundas terças-feiras do mês.

5 - Observar a exigência do programa sobre a composição de membros titulares e suplentes para banca conforme regimento Artigo 70 e 71. Além disto, todo coorientador externo deverá estar aprovado pelo Colegiado antecipadamente para o processo de orientação.

6 - Não enviar varias solicitações, principalmente em dias diferentes. Neste caso será considerada a última do dia. Caso tenha algum problema com a solicitação, entrar em contato com a Secretaria do PPGCS.

7- Será encaminhado um email de confirmação com o pré-convite do evento para o orientador e pós-graduando que deverão conferir e responder ao PPGCS com urgência, a fim de não atrasar os convites para a banca.

8 - A documentação não será mais encaminhada por e-mail, ficará totalmente no processo do SEI de cada orientador.

Link do Regulamento


Link da solicitação de coorientação


Solicitação de Banca:

1. Atendidas as exigências acima descritas, o pós-graduando ou Orientador deverão preencher corretamente o:

A - FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE DEFESA PÚBLICA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 

B - Produção Científica e Tecnológica Desenvolvida para Defesa de Dissertação ou Tese no Ppgcs/Unimontes”. Informações erradas geram atrazos ao processo.

2. Anexar na solicitação a documentação obrigatória:

Histórico do webgiz sem pendências;

⦁ Dissertação ou Tese final – documento que não poderá ser alterado após o envio.

Obs: Em caso de bancas confidenciais deverá ser preenchido o “TERMO DE CONFIDENCIALIDADE E SIGILO PARA BANCA EXAMINADORA”


Link: Termo Sigilo