Bolsistas do PPGCS
Bolsistas do PPGCS


Aos Pós-graduandos do PPGCS:

Informações sobre Bolsas de Apoio às Atividades de Pós-graduação e Pesquisa.

Saiba que você pode conseguir uma bolsa remunerada de apoio à realização de suas atividades de pós-graduação e de pesquisa que estão sendo desenvolvidas no PPGCS_Unimontes.

Essas bolsas de apoio às atividades de pós-graduação e de pesquisa são oferecidas e suportadas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior_Programa de Demanda Social (DS) e Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP)), FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais_Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG)) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico_Bolsas). Atualmente, o PPGCS/UNIMONTES conta com 34 bolsas de apoio ao discente oriundas da CAPES (17 para o curso de Mestrado e 17 para o curso de Doutorado e 1 bolsa para o pós-doutorado pelo programa PNPD) e 8 bolsas da FAPEMIG (4 para o curso de Mestrado e 4 para o curso de Doutorado).

As bolsas oriundas da FAPEMIG são repassadas para os pós-graduandos com a interveniência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor). A gerências das bolsas vindas pela FAPEMIG é feita pela Pró-reitoria de Pós-graduação da Unimontes.

As bolsas oriundas da CAPES são repassadas diretamente para a conta bancária informada pelos pós-graduandos selecionados. Como o PPGCS_Unimontes apresenta atualmente o conceito de excelência (conceitos 6 e 7) pela CAPES, o gerenciamento das bolsas é feito pelo próprio programa de pós-graduação, via uso da Plataforma Sucupira.

As bolsas oriundas do CNPq são repassadas diretamente para a conta bancária do pós-graduando. A diferença aqui é o fato de que o docente pesquisador e orientador do PPGCS_Unimontes é o responsável pela captação dessa bolsa junto à agência, via Chamadas Públicas.

O PPGCS_Unimontes segue estritamente as regras estabelecidas pelas agências públicas que fomentam as bolsas de apoio às atividades de pós-graduação. A CAPES, a FAPEMIG e o CNPq têm regras próprias para o fornecimento de bolsas de apoio às atividades de pós-graduação e de pesquisa para o pós-graduando de mestrado ou de doutorado. As bolsas oriundas dessas agências têm exatamente o mesmo valor.

Para seu conhecimento, as regras atuais de distribuição de bolsas de apoio estão registradas em ata da Comissão de Bolsas do PPGCS_Unimontes e foram aprovadas em reunião colegiada do programa.

Vai solicitar uma bolsa de apoio às atividades de pós-graduação e pesquisa?

Primeiro, veja se você tem o perfil para adquirir essa bolsa de forma regulamentar:
Os critérios de seleção de bolsistas de pós-graduação, Mestrado Acadêmico e Doutorado, definidos pela Comissão de Bolsas do PPGCS_Unimontes estão assim definidos:

1. Não recebimento de qualquer forma de remuneração financeira, quer seja a partir de fonte pagadora formal (vínculo empregatício ou bolsa), quer seja fonte pagadora informal (empresa própria). A avaliação vínculo empregatício ou fonte pagadora informal do pós-graduando será realizada no momento da avaliação das requisições de bolsas feitas pelos pós-graduandos do PPGCS_Unimontes. Portanto, candidatos que pleitearem a bolsa devem se se desvincular do emprego formalmente antes da avaliação ocorrer pela Comissão de Bolsas
2. Dedicar-se exclusivamente às atividades de pós-graduação stricto sensu vinculadas;
3. Ano da turma na qual está matriculado no PPGCS, sendo melhor classificado o pós-graduando de uma turma mais antiga do programa. Pós-graduandos que entraram no PPGCS via fluxo continuo serão alocados em uma turma cujo período de matricula foi o mais próximo possível da data de entrada pelo fluxo continuo. Quanto mais antiga a turma, maior a pontuação do candidato.
4. Classificação curricular entre os pós-graduandos requisitantes da bolsa. A avaliação curricular (CV_Lattes) considerará aquela realizada durante o processo de seleção de pós-graduandos para o PPGCS_Unimontes. Os pós-graduandos ingressos no programa via fluxo continuo terão seu currículo avaliado e comparado com os currículos dos pós-graduandos de sua turma de alocação. Em caso de empate na avaliação curricular, pós-graduandos oriundos do processo seletivo tem melhor classificação que aqueles que entraram pelo fluxo continuo.
Segundo, se você se encontra apto para solicitar uma bolsa de apoio às atividades de pós-graduação e de pesquisa, faça sua inscrição:
1. Solicite formalmente sua inscrição. Essa inscrição ocorre no início do primeiro semestre de cada ano. O programa coloca em seu sítio eletrônico chamadas para esse processo de seleção de bolsistas. Mesmo os pós-graduandos já bolsistas de anos anteriores devem se inscrever para renovação da bolsa. Preencha esse documento com suas informações e o encaminhe já impresso para a Secretaria do PPGCS_Unimontes;
2. Preencha o formulário online do PPGCS_Unimontes para requisição da bolsa;
3. Se sua bolsa for da FAPEMIG, você deve providenciar:
4. Se sua bolsa fora da CAPES, você deve providenciar:
Todos os documentos acima devem ser preenchidos, impressos e encaminhados para a Secretaria do PPGCS_Unimontes no momento da abertura do edital interno para seleção de pós-graduandos bolsistas.
As informações fornecidas por você são de sua total responsabilidade.
Esteja preparado!
Renovação de Bolsas:
O bolsista de Mestrado Acadêmico e do Doutorado em Ciências da Saúde do PPGCS/UNIMONTES receberão suas respectivas bolsas de suporte às atividades de pós-graduação até os 18 e 36 meses, respectivamente, podendo essa bolsa ser renovável por mais 6 meses para o Mestrado e mais 12 meses para o Doutorado.

Para prorrogar o uso da bolsa de pós-graduação, o(a) Mestrando(a) deve:

1. Ter submetido pelo menos um (1) artigo científico em Qualis B3 ou superior ou revista científica com fator de impacto acima de 0.9 nos primeiros 18 meses de duração da bolsa de apoio;

2. Comprovar, via declaração emitida pelo(a) orientador(a), que está apto a defender publicamente a dissertação no período de tempo total inferior a 24 meses.

Para prorrogar o uso da bolsa de pós-graduação, o(a) Doutorando(a) deve:

1. Ter publicado pelo menos dois (2) artigos científicos em Qualis B3 ou superior ou revista científica com fator de impacto acima de 0.9 nos primeiros 36 meses de duração da bolsa de apoio;

2. Ter sido aprovado no exame de qualificação de Doutorado;

3. Comprovar, via declaração emitida pelo orientador(a), que está apto a defender publicamente a tese no período de tempo total inferior a 48 meses.
Prestação de Contas: