Linhas de pesquisa
Linhas de pesquisa

Linhas de Pesquisa

Área de Concentração Vinculada

Descrição da Linha de Pesquisa

Etiopatogenia e Fisiopatologia das Doenças

MECANISMOS E ASPECTOS CLÍNICOS DAS DOENÇAS

Esta linha de pesquisa destina-se a estudar, com a utilização de técnicas de investigações laboratoriais diversas, os agentes patogênicos, os mecanismos de formação das Doenças e suas repercussões morfofuncionais encontradas no organismo humano e nos seus modelos experimentais.

Clínica, Diagnóstico e Terapêutica das Doenças

MECANISMOS E ASPECTOS CLÍNICOS DAS DOENÇAS

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos clínicos e novas metodologias diagnósticas das Doenças humanas. Também contempla o desenvolvimento de projetos de pesquisas que possam contribuir para um maior conhecimento sobre drogas que tenham ação terapêutica nas diferentes Doenças humanas.

Educação em Saúde, Avaliação de Programas e Serviços

SAÚDE COLETIVA

Esta linha de pesquisa propõe a realização de projetos de pesquisas que investigam o processo de ensino-aprendizagem na área da Saúde. Também são desenvolvidos estudos que procuram avaliar sistemas, planos, tecnologias e programas de interesse aos Serviços de Saúde em seus diferentes níveis de complexidade. Os projetos desenvolvidos nessa linha de pesquisa procuram incorporar estudos das dimensões da Educação em Saúde, tanto no processo da assistência e Saúde, como no processo de formação de profissionais dessa área, de forma a propor formulações e implementações de Políticas de Saúde.

Epidemiologia Populacional e Molecular

SAÚDE COLETIVA

Esta linha de pesquisa visa o estudo dos fatores de risco e de proteção para as Doenças e Agravos da população ou de grupos populacionais humanos. Adicionalmente, projetos desenvolvidos nessa linha de pesquisa focam na investigação de potenciais fatores genéticos/epigenéticos e ambientais, identificados ao nível molecular, para a etiologia, distribuição e prevenção das Doenças humanas através de grupos familiares ou populacionais.