Apresentação Geral

Apresentação Geral
       

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) é um curso de pós-graduação stricto sensu brasileiro que oferece cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

O PPGCS tem suas atividades avaliadas pela Câmara Interdisciplinar da agência de suporte às atividades da pós-graduação brasileira, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES; http://www.capes.gov.br/). O PPGCS iniciou suas atividades com os cursos de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde e Mestrado Profissional em Cuidados Primários em Saúde, no ano de 2006, após aquisição do conceito 3 pela CAPES e homologação via Conselho Nacional de Educação com a Portaria 73 MEC, publicada no Diário Oficial da União de 19/01/2007 (Parecer CNE/CES Nº: 267/2006, de 9/11/2006). No ano de 2011, dá-se o inicio das atividades da primeira turma do Doutorado (Parecer CNE/CES Nº: 162/2011, de 01/06/2011). A partir de 2012, a partir de decisão colegiada do programa, foi aprovada a desvinculação completa das atividades dos cursos de pós-graduação strictu senso profissional e acadêmico. A partir daí, o PPGCS tem suas atividades de pós-graduação e de pesquisa direcionadas para atender as demandas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ciências da Saúde.

O corpo pleno de docente do PPGCS é tipicamente multiprofissional, multidisciplinar, e conta com a participação de docentes e pesquisadores oriundos dos departamentos ou cursos de graduação de Saúde Coletiva, Educação Física, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Teologia, Matemática, Biologia Molecular, Fisiologia, Patologia, Sociologia, Engenharias e de Ciências Biológicas. A maior parte desses docentes é formada por doutores com tempo de doutoramento médio inferior à 15 anos, com experiência de cooperação científica internacional e produção acadêmica de impacto nacional e internacional. Todos os docentes participantes do PPGCS realizam orientações na Iniciação Científica para acadêmicas da graduação da Unimontes e orientações de Mestrado Acadêmico, Doutorado e Pós-doutoramento em Ciências da Saúde. Cerca de um terço dos docentes são pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa suportados pelo CNPq ou pela FAPEMIG. As capacitações desses recursos humanos tem se expandido consideravelmente a cada ano e tem resultado em progressos científicos e sociais locorregionais importantes.

Atualmente, o PPGCS apresenta o conceito de excelência 6 atribuída pela Câmara Interdisciplinar da CAPES.

Conheça mais um pouco sobre o "PPGCS/UNIMONTES"